quarta-feira, 7 de maio de 2014

La Mano de Dios


Gol histórico marcado por Maradona no jogo da Seleção Argentina contra a Inglaterra, válido pelas quartas-de-final da Copa do Mundo FIFA de 1986 até hoje faz parte da memória dos amantes do futebol.
Ao final do jogo, questionado sobre se tinha feito o gol com a mão, Maradona assim respondeu: “Lo marqué un poco con la cabeza y un poco con la mano de Dios

O gol virou tema de livros e filmes na Argentina e foi marcado no Estádio Azteca. Após o zagueiro Steve Hodge chutar a bola para o alto, Maradona correu na direção do goleiro Peter Shilton e, com o punho cerrado, pulou e com a mão jogou a bola por cima do adversário, vinte centímetros mais alto. O árbitro tunisiano Ali bin Nasser validou o gol , revoltando todo o time inglês.

Algumas curiosidades sobre esse gol:

  • La Mano de Dios não foi o primeiro gol que ele fez usando as mãos: em jogo do campeonato italiano de 1984–85 contra a Udinese de Zico, marcou dessa forma e ali, também, a trapaça não fora anulada.
  • Na mesma Copa do Mundo de 1990, na Itália, Maradona voltou a usar a "mão de Deus", dessa vez, não para fazer um gol. Com a mão, ele impediu um gol na partida contra a URSS. O árbitro sueco Erik Fredriksson, não viu nada.
  • Em 2005, Maradona admitiu, em seu programa La Noche del 10, que o gol marcado contra a Inglaterra, em 1986, fora realmente marcado com a mão.