terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Pan 87: basquete brasileiro surpreende o mundo na casa dos EUA


Quatro anos depois de perder o ouro para os Estados Unidos na final dos Jogos Pan-Americanos de Caracas, na Venezuela, o basquete brasileiro conseguiu a revanche e surpreendeu o mundo ao vencer os americanos por 120 a 115 (54 a 68 no primeiro tempo) na final da edição de 1987 do evento, realizado em Indianápolis.

A história veio recheada de emoção. A decisão foi na Market Square Arena, disputada no dia 23 de agosto de 1987. Os americanos chegaram a abrir 22 pontos no primeiro tempo e a sensacional virada brasileira acabou quebrando uma série de 24 partidas invictas dos EUA em jogos oficiais.

Os principais nomes desta equipe foram Oscar e Marcel, comandados pelo técnico Ari Vidal. Marcel Ramon Ponikwar de Souza foi responsável por 187 pontos na campanha do título de Indianápolis e, ao lado do cestinha Oscar, marcou 77 dos 120 pontos que levaram a Seleção a conquistar sua maior vitória no basquete mundial. Comandada por Oscar e Marcel, a equipe verde-amarela conseguia, há exatos 27 anos, um feito inédito: bater os EUA na casa deles, com uma virada espetacular.