O dia 30 de setembro está marcado na história do judô brasileiro. Há quase 26 anos Aurélio Miguel vencia Marc Meiling da Alemanha Ocidental na decisão da categoria meio pesado (95kg) em Seul e conquistava a primeira medalha de ouro do judô brasileiro em Jogos Olímpicos. Na campanha passou ainda por Dennis Stewart (GBR), Bjarni Fridriksson (ISL), Juri Fazi (ITA) e Jiri Sosna (TCH).
“Como atleta, pra mim era um sonho buscar uma medalha em uma Olimpíada”, disse.
E conseguiu muito mais. No final da década de 90 foi eleito pela Federação Internacional de Judô como um dos 50 melhores judocas da história do esporte. Também foi eleito o maior judoca das Américas no século 20. E em 2013, entrou pro Hall da Fama do Judô ao lado de outros 20 nomes, entre eles Jigoro Kano, Anton Geesink, Charles Palmer, Ryoko Tani, Ingrid Berghmans, David Douillet e Jean-Luc Rouge.
Uma vitória histórica e heróica em uma época em que o judô brasileiro não estava estruturado e os resultados dependiam basicamente dos grandes talentos individuais. E essa também foi uma das grandes lutas de Aurélio.
“O Aurélio foi o nosso grande líder nessa questão e tenho certeza que os frutos que os atletas colhem hoje, foram plantados naquela época”, disse Rogério Sampaio.
Um ano após uma cirurgia no ombro em 1986, Aurélio Miguel terminou o Mundial de Essen (1987, Alemanha) em terceiro. Mas o melhor aconteceria no ano seguinte com a medalha de ouro entre os meio-pesados dos Jogos de Seul- 88. Foi o único medalhista de ouro do Brasil e da América do Sul naquela edição dos Jogos. Com uma baixa estatura para a categoria meio-pesado (95kg), tinha no preparo físico uma de suas principais armas para derrotar os gigantes europeus. Em reportagens de jornais estrangeiros chegaram a dizer que ele tinha dois corações.
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://esportes.estadao.com.br/noticias/geral,ha-25-anos-aurelio-miguel-conquistava-o-primeiro-ouro-olimpico-do-judo,1080221http://esportes.estadao.com.br/noticias/geral,ha-25-anos-aurelio-miguel-conquistava-o-primeiro-ouro-olimpico-do-judo,1080221
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://esportes.estadao.com.br/noticias/geral,ha-25-anos-aurelio-miguel-conquistava-o-primeiro-ouro-olimpico-do-judo,1080221